© Helvetas

"The joy that was missing to us all"

The water supply system is improving living conditions in Northern Mozambique.
19. September 2018
© Helvetas

Todas as manhãs, Domingas José, de 21 anos de idade, quando saía de casa para ir buscar água, tinha de caminhar pelo menos duas horas e meia até ao riacho mais próximo. A situação ficava mais complicada quando precisava de lavar a roupa. A interminável crise de água que assolava comunidades deixa os residentes do Posto Administrativo de Milhana, no distrito de Mecubúri, Norte de Moçambique sem opção. A título de exemplo, Domingas diz que era obrigada a percorrer, no mínimo, seis quilómetros até ao rio. Era nesse local onde centenas de residentes daquele povoado recorriam.

© Helvetas
Domingas já não anda longas distâncias para conseguir água © Helvetas

A escassez de água para o consumo e outras actividades caseiras, diga-se em abono da verdade, era a principal dor de cabeça dos moradores de Milhana há sensivelmente três meses. Quase todos os dias, pelas manhãs, dezenas de mulheres e crianças desdobravam-se pelas suas comunidades e aglomeravam-se nos poucos riachos e fontes de água que existem em alguns bairros na esperança de garantir pelo menos um balde do precioso líquido. Muitas vezes, era um verdadeiro martírio.

© Helvetas
«A nossa vida era bastante difícil porque tínhamos de percorrer longas distâncias para obter água para as nossas actividades domésticas.»

Domingas 21,

A situação que se verificava há anos começou a mudar após a construção do pequeno sistema de abastecimento de água, no âmbito do Programa de Governação, Água e Saneamento (PROGOAS) implementado pela Helvetas. 

De acordo com Domingas José, a situação tende a melhorar, uma vez que tem acesso à água potável a escassos metros da sua casa. “É uma alegria enorme poder ter água perto de casa. Já há bastante tempo que esperavamos por isso”, disse, acrescentando que presentemente ela tem mais tempo para fazer as suas tarefas domésticas. Casada e mãe de duas crianças, Domingas tem a responsabilidade de garantir água para a sua família.

À semalhança de Domingas, Amélia Nuteaka, de 16 anos de idade, disse que o sistema de abastecimento de água de Milhana trouxe, aos residentes daquele Posto Administrativo, a alegria que lhes faltava.

Não eram ainda 8 horas da manhã, mas num dos fontenários já se encontram dezenas de residentes ajuntados. Amélia não precisou acordar muito cedo para ser uma das primeiras pessoas da fila para obter água.

© Helvetas
«Hoje, já não precisamos de precorrer longa distâncias e não temos de lutar para obter água, pois a água é suficiente para todos.»

Amélia 16, enquanto espera pela sua vez para obter água

Graças ao sistema de abastecimentos, Amélia tem tempo para ir à escola e fazer as suas tarefas domésticas, facto que não acontecia no passado. “Era complicado ter que conciliar as actividades de casa com a escola por causa de água, mas hoje as coisas são diferentes, pois temos água 24horas por dia”, disse.

O sistema

O pequeno sistema de abastecimento de água, construído com o fundo do PROGOAS, projecto co-financiado pela Cooperação Suiça e Helvetas, foi inaugurado pelo governador da província de Nampula, Víctor Borges, que na ocasião, enalteceu a colaboração e o apoio dado pela Helvetas no sector de água e noutras áreas de trabalho e apelou ao governo do Distrito de Mecubúri a identificar o gestor do sistema de modo a garantir a sustentabilidade do mesmo.

O sistema de abastecimento de água tem a capacidade de abastecer 3.705 famílias, dispõe de um furo de 55m de profundidade. A torre é de 7.5m com 2 depósitos com a capacidade de 7.500 litros cada que totaliza 15.000 litros cúbicos. O caudal e de 10m3,  e foram construídos 4 fontenários públicos e feitas duas ligações domiciliárias, uma para a residência oficial da Chefe do Posto e outra para Escola Primária de Milhana.

Segundo as autoridades locais, o sistema de abastecimento de água de Milhana veio reduzir de forma significativa o drama dos residentes de não terem água para beber e para diversas actividades domésticas, tais como cozinhar, lavar roupa e os pratos, e tomar banho.

© Helvetas
© Helvetas
1/4
© Helvetas
© Helvetas
2/4
© Helvetas
© Helvetas
3/4
© Helvetas
© Helvetas
4/4